13 novembro 2016

Além da trilha oficial de Selva de Pedra (1972)


É curioso observar como as novelas de antigamente se apropriavam de músicas pré-existentes para utilizá-las como trilha incidental das tramas. Essas muito comuns "músicas de fundo", como também são conhecidas, pontuam as narrativas e criam um ambiente para as cenas. Especialmente nas novelas da primeira metade dos anos 1970, muitos desses temas eram tirados de trilhas de filmes americanos ou europeus da época. As músicas incidentais de Selva de Pedra formam uma verdadeira miscelânea de trilhas de filmes estrangeiros daquele período.

Os LPs nacional e internacional de Selva de Pedra
Naqueles tempos de recursos limitados, quando a venda de discos de novelas ainda não havia atingido o ápice da popularidade, era comum ouvir, a cada capítulo, canções que não faziam parte da trilha oficial da novela, mas que estavam muito presentes na trama. No caso de Selva de Pedra (1972-73), uma novela emblemática, de grande sucesso e com o mais marcante tema romântico das telenovelas brasileiras — Rock and Roll Lullaby — não foi diferente. 


Os LPs nacional e internacional de Selva de Pedra vieram recheados de sucessos que marcaram época. Das faixas importadas, além da já mencionada Rock and Roll Lullaby, de B. J. Thomas, canções de Michael Jackson, The Supremes, Giorgio (Moroder) e Françoise Hardy, entre outros, fizeram enorme sucesso. Até faixas instrumentais — muito populares na época — viravam hits. Sleepy Shores, do compositor e orquestrador britânico Johnny Pearson, é um bom exemplo. Pearson comandou a orquestra do programa de TV britânico Top of the Pops por 16 anos e teve várias de suas composições usadas como temas de séries e telefilmes.


À frente da Johnny Pearson Orchestra, Pearson alcançou altas colocações na parada britânica em 1972, com Sleepy Shores, tema da série de televisão Owen, M.D. (1971–73). Para a trilha internacional de Selva de Pedra, o maestro, compositor e arranjador brasileiro Waltel Branco providenciou uma regravação de Sleepy Shores bem fiel à original. No comando da Free Sound Orchestra, ele interpretava e compunha faixas para as novelas da Globo, especialmente na primeira metade da década de 1970. "Tenho música em todas as trilhas internacionais dessa época. É que estão assinadas por W. Blanc, Bianco e por aí vai", explica Branco no livro Teletema, de Guilherme Bryan e Vincent Villari (Dash Editora, 2014). "Como eram trilhas internacionais, não podia pôr nome brasileiro. Daí inventamos a Free Sound Orchestra, que em português quer dizer Orquestra Som Livre. Eu sou o responsável por tudo que aparece como Free Sound Orchestra."

O LP original da Johnny Pearson Orchestra (1972)
O compacto da Free Sound Orchestra (1972)
Houve até uma pequena confusão quando saiu a primeira leva de LPs Selva de Pedra internacional, em 1972. Sleepy Shores, composta por Johnny Pearson, aparecia em gravação da Free Sound Orchestra. "Na primeira edição do disco, a faixa, que embala a dor de Fernanda [Dina Sfat] após ser abandonada no altar por Cristiano [Francisco Cuoco] e o desespero que a conduz à loucura, aparece com o título If You Want More e o crédito de composição a Waltel Branco e Antônio Faya. Na edição seguinte, o erro é corrigido e a canção surge com seu título original e com o crédito ao devido autor." (Teletema, de Guilherme Bryan e Vincent Villari. Dash Editora, 2014).

Compacto A Taste of Excitement, lançado no Brasil em 1972

Outra faixa instrumental muito tocada na novela (e que também fez parte da trilha internacional oficial) foi A Taste of Excitement, da orquestra britânica Carnaby Street Pop Orchestra And Choir, liderada por Keith Mansfield. Originalmente composta para o obscuro filme Taste of Excitement (1969, do diretor Don Sharp), a faixa que também dava nome ao filme entrou para o LP internacional de Selva de Pedra e se tornou um dos temas mais marcantes da trama. O álbum da Carnaby Street Pop Orchestra And Choir havia sido lançado na Inglaterra, em 1969. Apesar de ser hoje um disco bem raro, suas faixas são instantaneamente reconhecidas por qualquer brasileiro por um simples motivo: a Rede Globo, a partir dos anos 1970, passou a utilizar várias delas em seus programas e novelas. 

Além de A Taste of Excitement compondo a trilha internacional de Selva de Pedra, a música Drum Diddley tornou-se o tema da vinheta de "estamos apresentando" da novela (embora não tenha entrado no LP). Outra faixa da orquestra, Dr. Jeckle and Hyde Park, também foi ouvida na trama. Rebatizada apenas de Hyde Park aqui no Brasil, a faixa foi imortalizada ao virar também tema do programa Esporte Espetacular, em 1973, e continua até hoje. 

Vinheta "estamos apresentando"


A Taste of Excitement chegou a ser lançada em compacto aqui no Brasil (com Drum Diddley no lado B). Apesar de instrumental, fez tanto sucesso que ganhou uma gravação em português, com letra e tudo, cantada por Agnaldo Rayol: Na Selva de Pedra. A versão em português, composta por Nazareno de Brito, saiu no LP Imagem, lançado por Rayol em 1972. Afinal, capitalizar em cima de algo que está fazendo sucesso não é coisa de hoje. Ainda mais tratando-se de Selva de Pedra, telenovela que hipnotizou o Brasil e conseguiu a façanha de obter 100% de audiência, quando a personagem de Regina Duarte foi desmascarada.


The London Theme (1969), o álbum original da Carnaby Street Pop Orchestra And Choir, de onde saíram essas três faixas (A Taste of Excitement, Drum Diddley e Hyde Park), não foi lançado no Brasil na época. Estranhamente, a gravadora Top Tape adquiriu os direitos em 1978 e lançou o LP aqui, com quase dez anos de atraso. E tratou de rebatizá-lo de A Taste of Excitement, com nova capa, totalmente diferente da original, e ainda com a ordem das músicas trocada.

O álbum original da Carnaby Street Pop Orchestra and Choir (1969)
O mesmo álbum, lançado no Brasil em 1978, com capa diferente e ordem das músicas alterada
Boa parte da música Hyde Park foi usada no capítulo em que a artista plástica Rosana Reis (personagem de Regina Duarte) volta de Paris e é apresentada à sociedade carioca, em uma exposição com suas obras. No petit comité realizado depois, a canção Family Affair, hit de 1971 do grupo norte-americano de funk Sly and the Family Stone, também é escutada na festinha (embora não faça parte da trilha oficial da novela). 

A exposição da artista plástica Rosana Reis (Regina Duarte)


Além das faixas dos LPs nacional e internacional, várias outras eram executadas na trama de Janete Clair. Da trilha sonora do filme Ladrão que Rouba Ladrão (Dollar$, 1971), a novela pegou emprestada cinco faixas: Snow Creatures, Candy Man e Money Runner (muito usadas em cenas de suspense ou tensão), e também Rubber Ducky e Kitty With the Bent Frame, todas compostas especialmente por Quincy Jones para o filme. Dirigido por Richard Brooks, o longa foi estrelado por Warren Beatty e Goldie Hawn.

Quincy Jones


Trilha sonora do filme Ladrão que Rouba Ladrão (Dollar$)
Da trilha sonora do filme Sol Vermelho (Soleil Rouge, 1971), dirigido por Terence Young e estrelado por Charles Bronson, Alain Delon e Ursula Andress, mais cinco faixas foram tomadas emprestadas para criar climas em Selva de Pedra: Commanches e Les Roseaux En Feu, muito utilizadas em cenas de suspense, além das dramáticas Le Sabre, L’enterrement, Samourai e da apoteótica Vers La Montagne. Todas compostas por Maurice Jarre para a trilha sonora oficial do filme.


Trilha sonora do filme Sol Vermelho (Soleil Rouge)
Um terceiro filme, também de 1971, teve suas músicas usadas na novela. Da trilha sonora de Sacco e Vanzetti, composta por Ennio Morricone, foram usadas como temas de suspense Nel Carcere e E Dover Morire, além das pungentes Libertà Nella Speranza e Speranze Di Libertà. O filme, do diretor italiano Giuliano Montaldo, é baseado na história real dos imigrantes italianos Nicola Sacco e Bartolomeo Vanzetti, presos em 1922, acusados de participação em um assalto e assassinato de dois empregados de uma firma em Boston. 

Ennio Morricone


A "trilha não oficial" de Selva de Pedra ainda teve Nadia's Theme, composta por Barry De Vorzon e Perry Botkin Jr. em 1971. Originalmente intitulada Cotton's Dream, a música já havia sido composta pela dupla como tema incidental para o filme Abençoai as Feras e as Crianças (Bless the Beasts and Children, 1971), de Stanley Kramer. A música também se tornou o tema da soap opera (telenovela) americana The Young and the Restless, que estreou em 1973 na CBS. Toda essa salada de temas instrumentais enriqueceram as cenas e o tom dramático de Selva de Pedra, numa época em que as tramas tinham trilhas incidentais fortes e muito bem utilizadas (às vezes até em excesso).  




Para saber mais sobre a novela Selva de Pedra, acesse o site Teledramaturgia.



18 comentários:

  1. Que maravilha! Sempre quis saber quem diachos era aquela tal de "Gree Sound Orchestra". :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você curtiu, Renato! Adoro destrinchar essas raridades. Muita gente se pergunta de onde saiu a tal Free Sound Orchestra mesmo :-)

      Excluir
    2. Por favor, qual dessas músicas é aquela que toca de fundo quando Simone Marques diz que irá passar a se chamar Rosana Reis? Tem alguns nomes que eu não encontro no Youtube. Agradecido +553499958-4408

      Excluir
  2. Maravilhoso e informativo texto que une duas coisas que eu amo: trilhas incidentais e novelas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Felipe! É um prazer compartilhar essas coisas meio 'esquecidas' com outras pessoas que também as curtem.

      Excluir
  3. Ótimo texto! Queria deixar uma sugestão: um texto sobre os instrumentais utilizados na novela "A Gata Comeu", atualmente reprisada no Canal Viva, eles são ótimos! De alguns sei o nome, mas falta descobrir os de outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Jorge! Sua sugestão foi anotada, valeu! Acredito que a maioria dos instrumentais usados em A Gata Comeu tenham sido produzidos para a novela, com exceção de um ou outro. Me passe os nomes dos que você sabe, por favor, e eu vou tentar procurar os outros :-)

      Excluir
    2. Daniel, os que eu sei o nome são esses:
      - "Il gatto", "Rag del Commissariato", Indagine di Amedeo" e "Brasiliana" ambos do Ennio Morricone, que teve instrumentais em "Selva de Pedra", como vistos na matéria. Os três primeiros são utilizados nas cenas da Tetê e do Gugu e o último foi utilizado na cena em que o pessoal da excursão desceu da lancha pra a ilha. Os outros que eu sei o nome são "You Gotta Get it White You Can (Larry Carlton), que foi usada na primeira cena da novela e o último é "I Need a Man (Bitilis) do Francis Lai.

      Excluir
  4. Que pesquisa maravilhoso. Em nome dos amantes de Selva de Pedra, agradeço pelo brilhante trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Jean Carlos! Apareça sempre :-)

      Excluir
    2. Daniel, você saberia o nome da música que toca nessa cena, aos 2:25 minutos? Agradecido https://www.youtube.com/watch?v=57JbR83-cRU

      Excluir
  5. Muito bom a pesquisa pelas trilhas incidentais... Poderiam fazer uma matéria com as trilhas incidentais da novela A Viagem também

    ResponderExcluir
  6. Em primeiro lugar quero parabeniza-lo pela iniciativa da postagem desse clássico da televisão brasileira que é Selva de Pedra e sua trilha sonora! Tem duas musicas que eu até hoje não descobri... A primeira é tocada na cena em que Aristides encontra pela primeira vez o sobrinho Cristiano, apresentado por Caio. E a segunda é quando Simone entra de cadeira de rodas no julgamento de Cristiano, depois de ficar presa na casa abandonada. Ela depõe com forte emoção e a musica toca de fundo. São lindas e sensíveis. Alguém conhece?

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha! Eu sempre quis saber o nome da música da cena "Meu nome é Rosana Reis!"

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber nome da música de fundo dessa cena: https://www.youtube.com/watch?v=-zoAq-bxlFM&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem eu cheguei a essa pagina procurando essa mesma musica, mas infelizmente...

      Excluir
  9. Por favor, se alguém souber, me diga o nome da música que toca ao fundo, aos 2:25 minutos https://www.youtube.com/watch?v=57JbR83-cRU

    ResponderExcluir