24 julho 2015

10 vezes em que o passeio não saiu como planejado


Na praia, nas montanhas, no campo... Nada como um fim de semana de paz, em um lugar afastado e tranquilo, com ar puro. Pena que nem sempre é assim. Pelo menos não nos filmes.

Em sentido horário: Sob o Domínio do Medo; Violência Gratuita; Terror na Praia
Em diversas vezes, o cinema nos assustou com a ideia de transformar um idílico e pacífico final de semana ou feriado em uma verdadeira tragédia. Um casal, uma família ou um grupo de amigos resolve passar uns dias longe das atribulações da cidade. O que deveria ser um passeio cheio de descontração, quietude e diversão, no entanto, acaba se tornando um pesadelo. Por quê? Não tem wi-fi? Pior, bem pior do que isso. Estou falando da presença inesperada de sádicos, bandidos ou psicopatas.

Em sentido horário: Os Estranhos; Os Anfitriões; A Vingança de Jennifer
Essa moda começou nos anos 70, quando filmes com essa premissa tornaram-se muito comuns. Existem vários nessa linha. Uns com mais violência, outros com mais suspense, mas sempre construindo uma tensão crescente e aflitiva. Selecionei dez desse gênero. Todos mostram como pode ser tênue a linha que separa a suposta tranquilidade da iminente ameaça.


1. Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs, 1971)
Direção: Sam Peckinpah
Com: Dustin Hoffman, Susan George, Peter Vaughan


Considerado um dos melhores de Peckinpah, causou polêmica quando foi lançado, pela violência excessiva. O pacato matemático David (Dustin Hoffman, ainda em início de carreira) se muda para uma fazenda no interior da Inglaterra com a esposa Amy (Susan George). Tudo que ele buscava era paz e tranqüilidade para terminar seu livro. Mas a coisa degringola quando ele contrata alguns homens para reformarem sua garagem. Logo David se envolve com um grupo de valentões da região. Começa um jogo de intimidação, medo e desrespeito ao casal. O matemático é levado ao limite para defender seu lar e sua honra. Quando sua mulher é atacada e a sua casa invadida, ele começa uma luta para sobreviver e se vingar dos bandidos. Refilmado em 2011.


2. Terror na Praia (Terror on the Beach, 1973)
Direção: Paul Wendkos
Com: Dennis Weaver, Estelle Parsons, Kristoffer Tabori


Um dos filmes mais reprisados nas madrugadas da Globo nos anos 70. Família resolve sair para acampar em uma praia durante o fim de semana. O prazer do camping é interrompido quando uma gangue de motoqueiros decide se divertir sadicamente, atormentando pais e filhos. Os delinquentes juvenis colocam em risco a segurança da pacata família, com atos de brutalidade aparentemente gratuitos. Primeiro o susto, depois o suspense, a indignação e, em seguida, a vingança. Feito para a TV.


3. Trauma (House on Straw Hill / Exposé, 1975)
Direção: James Kenelm Clarke
Com: Udo Kier, Linda Hayden, Fiona Richmond


Filme estranho, carregado de erotismo e suspense. Um famoso escritor (Udo Kier), em uma casa afastada, trabalha incessantemente em seu novo romance. Contrata uma jovem mulher (Linda Hayden) para ser sua datilógrafa e secretária particular. Começa a sentir-se atraído e confuso pela bela e misteriosa moça. Na initimidade de seu quarto, ela se entrega a atividades eróticas, mas repudia friamente as investidas do escritor. Ao mesmo tempo, ele tem alucinações criminais. Nada é muito claro, mas a tensão é crescente. Logo a violência e a luxúria explodem.


4. Fim de Semana Mortal (Death Weekend / The House by the Lake, 1976)
Direção: William Fruet
Com: Brenda Vaccaro, Don Stroud, Chuck Shamata


O dentista Harry (Chuck Shamata) é um playboy rico, com uma bela casa de campo. Resolve convidar Diane (Brenda Vaccaro), uma amiga modelo, para passar um fim de semana lá com ele. Na estrada, a caminho da casa, o casal passa por uma turma de jovens arruaceiros. Os rapazes descobrem onde fica a casa e, embriagados, aparecem lá para intimidar e aterrorizar o casal. Tem início um jogo de desordem, humilhações e agressões. Violentada, a modelo precisa lutar para sobreviver ao fim de semana mortal e se vingar dos sádicos. Filme obscuro e bem raro.


5. The Seducers (The Seducers / Death Game, 1977)
Direção: Peter Traynor
Com: Sondra Locke, Colleen Camp, Seymour Cassel


A fórmula aqui se desvia ligeiramente: desta vez, a vítima está sozinha e em sua própria casa. É o aniversário de George (Seymour Cassel) e sua família está viajando. Duas moças, Jackson (Sondra Locke, que na época era namorada de Clint Eastwood) e Donna (Colleen Camp) batem à sua porta, no meio da noite, encharcadas de chuva. Estão à procura do endereço de uma festa para onde deveriam ir, mas se perderam. Pedem humildemente para usar o telefone e se secar. Aos poucos, começam a seduzir George, que, mesmo ressabiado no começo, acaba não resistindo à tentação. Mas logo as duas garotas se mostram perversas e sádicas. Amarram o homem, bagunçam e sujam sua casa e passam a torturá-lo. A coisa foge do controle. O filme é todo escuro e bem ruim, cheio de closes confusos. E o final é um dos mais idiotas que já vi.


6. Quadrilha de Sádicos (The Hills Have Eyes, 1977)
Direção: Wes Craven
Com: Dee Walace Stone, James Withworth, Michael Berryman


Clássico cult do diretor Craven, especializado em filmes de terror (Aniversário Macabro, A Hora do Pesadelo, Pânico). Família sai em viagem rumo à Califórnia, mas antes resolve atravessar o deserto de Yucca para encontrar uma antiga mina de prata. A ideia se revela catastrófica quando eles vão parar em uma  área isolada de testes da Força Aérea norte-americana, habitada por um grupo de canibais primitivos e sádicos. O passeio vira uma luta pela sobrevivência: a família de classe média americana contra os selvagens canibais.


7. A Vingança de Jennifer (I Spit on Your Grave / Day of the Woman, 1978)
Direção: Meir Zarchi
Com: Camille Keaton, Eron Tabor, Richard Pace


Clássico do gênero sexploitation (filmes de baixo orçamento, independentes, recheados com nudez gratuita), por vezes cru até demais. Jennifer (Camille Keaton, sobrinha-neta do comediante Buster Keaton) resolve sair da cidade, em busca de paz e privacidade para terminar seu novo livro. Aluga uma casa à beira do rio, perto de Nova York. A presença da bela mulher chama a atenção dos caipiras locais, que resolvem atacá-la. Além de a estuprarem sucessivas vezes, ainda destroem o livro que ela estava escrevendo. Fortemente traumatizada, Jennifer se recupera e agora só quer saber de uma coisa: vingança. Os espertinhos que se cuidem, pois a moça não terá a menor piedade. Ganhou um remake em 2010, com o título Doce Vingança.


8. Os Anfitriões (American Gothic, 1988)
Direção: John Hough
Com: Sarah Torgov, Rod Steiger, Yvonne De Carlo


Esse é um dos filmes que considero "tesouro escondido" do tempo das videolocadoras. Após passar um tempo internada em uma clínica psiquiátrica por causa da morte acidental de seu filho pequeno, Cynthia (Sarah Torgov) e o marido reúnem alguns amigos para um passeio pelo interior, no fim de semana. O grupo, que viaja em um pequeno avião, é pego de surpresa devido a uma falha no motor. São obrigados a parar em uma ilha remota, onde encontram uma estranha família, comandada por Pa (Rod Steiger) e Ma (Yvonne De Carlo), que os acolhe muito bem. Os jovens precisam passar a noite com os anfitriões para buscarem ajuda pela manhã. Mas descobrem que a excêntrica família tem estranhos hábitos. O casal de filhos, por exemplo, apesar de ter mais de 40 anos, é tratado e age feito crianças. O que começa como simples hopsitalidade vira uma corrida pela sobrevivência quando um a um, os amigos começam a desaparecer. A coisa vai bem além de mera excentricidade...


9. Violência Gratuita (Funny Games, 1997)
Direção: Michael Haneke
Com: Susanne Lothar, Ulrich Mühe, Arno Frisch, Frank Giering


Esse thriller psicológico austríaco deu o que falar. Uma família de férias em uma casa à beira de um lago é surpreendida por dois jovens, Paul (Arno Frisch) e Peter (Frank Giering). Inicialmente inofensiva e cerimoniosa, a dupla vai se revelando intimidadora, sádica e agressiva. Eles mantêm a mulher, o marido e o filho como reféns, submetendo-os a um jogo de perversão, violência e humilhações. Tudo pelo mero prazer doentio. Escrito e dirigido por Michael Haneke, foi refilmado, em inglês, pelo próprio diretor em 2007, com equipe e elenco americanos.


10. Os Estranhos (The Strangers, 2008)
Direção: Bryan Bertino
Com: Scott Speedman, Liv Tyler, Gemma Ward


O jovem casal Kristen (Liv Tyler) e James (Scott Speedman) viaja para a remota casa de veraneio dos pais dele. Tudo que querem é descansar um pouco. Mas sua paz, como já era de se esperar, não vai durar muito. Três estranhos mascarados invadem o local, sem motivo aparente. Os misteriosos visitantes têm o prazer doentio de aterrorizar o casal, o que leva Kristen e James a apelar para seus instintos mais brutais. Não há limites nessa luta para o casal salvar as próprias vidas. Realmente assustador.

6 comentários:

  1. Adorei o post. Quero muito ver . Sob o Domínio do Medo, fiquei curioso, adoro o Dustin.
    Violência Gratuita é muito bom, tenho medo do Paul e Peteraté hoje! Lembrei um pouco lendo esse post de um filme com a Meryl Streep , Rio Selvagem!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Um que eu recomendo também é O Massacre da Serra Elétrica, o filme original, claro, dos anos 70. E só de saber que é baseado em fatos reais.... ai que medo ! muito bom ! bjão

    ResponderExcluir
  3. "Sob o Domínio do Medo" vi recentemente. É uma obra-prima! Já "Violência Gratuita" é realmente assustador... Para quem tem nervos de aço!

    ResponderExcluir
  4. Delícia de post, amigo! Adoro filmes nesse estilo... Vi recentemente um filme B (com a maioria dos filmes desse gênero é), intitulado Doce Vingança, cuja sinopse se assemelha a A Vingança de Jennifer.

    ResponderExcluir
  5. Duh, "Doce Vingança" é remake de "A Vingança de Jennifer". Eu tinha esquecido de mencionar isso no texto. Mas já corrigi :-)

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu não sabia! Achei bem trash, mas gostei. rsrsrs

    ResponderExcluir