01 julho 2014

10 covers que superam os originais - Parte 2


A continuação do post anterior, sobre músicas que, ao serem gravadas/lançadas não fizeram sucesso e, quando regravadas e relançadas por outros artistas, lideraram as paradas.


Tainted Love
Original: Gloria Jones (1965)
Regravação: Soft Cell (1981)
A cantora americana Gloria Jones gravou a versão original da canção para o lado B do compacto My Bad Boy’s Comin’ Home. A faixa foi um fiasco em termos comerciais, mas tornou-se cult no circuito underground de nightclubs britânicos, no final dos anos 70 (mais de uma década depois de ter sido lançada!). O duo inglês Soft Cell, de synth-pop, regravou uma versão moderna de Tainted Love em 1981. O sucesso, instantâneo, garantiu o 1° lugar da parada em oito países. Muitos pensam até que ela foi composta nos anos 80, pois tornou-se  hit emblemático daquela década.




The Tide is High
Original: The Paragons (1967)
Regravação: Blondie (1980)  
The Paragons era uma banda jamaicana de ska e rocksteady (estilo musical da Jamaica, algo entre o reggae e ao ska), com vocais harmônicos influenciados por grupos de soul e rythm & blues americanos. Em 1967, lançaram o compacto The Tide is High, composto por um dos membros do grupo, John Holt. Treze anos depois, Chris Stein, guitarrista do Blondie, descobriu a faixa em uma coletânea de reggae que havia comprado na Inglaterra. O Blondie a regravou para ser incluída no álbum Autoamerican. A canção se tornou o segundo compacto do Blondie a alcançar o 1° lugar das paradas e virou um dos grandes hits do grupo. 




If I Can't Have You 
Original:  Bee Gees (1977)
Regravação: Yvonne Elliman (1977)
Composta por Barry, Robin e Maurice Gibb - os Bee Gees - para a trilha sonora de Os Embalos de Sábado à Noite (Saturday Night Fever), acabou sendo o lado B do compacto Stayin' Alive. A versão usada no filme, entretanto, não foi a dos Bee Gees e sim a gravada por Yvonne Elliman. Tornou-se o maior sucesso da cantora. Lançado no comecinho de 1978, If I Can't Have You foi o quarto compacto extraído da trilha de Saturday Night Fever e o primeiro que não era cantado pelos Bee Gees. Tornou-se o quarto hit do filme a emplacar o topo das paradas. A faixa foi incluída também no álbum de Yvonne, Night Flight, lançado na mesma época.




Girls Just Want to Have Fun
Original: Robert Hazard (1979)
Regravação: Cyndi Lauper (1983) 
Robert Hazard compôs e gravou a canção. A ideia era lançá-la com sua banda, Robert Hazard and the Heroes. Por algum motivo, a composição acabou esquecida e nem chegou a ser lançada. Até que, quatro anos depois, enquanto o produtor Rick Chertoff estava à procura de material para o álbum de estreia de Cyndi Lauper, She's So Unusual, esbarrou na canção e apostou em seu potencial de sucesso. Os três se encontraram e Hazard concordou em permitir um ajuste na letra (que havia sido escrita de uma perspectiva masculina) para se encaixar na interpretação de Lauper. Vitou o maior hit da cantora.




Don't Turn Around 
Original: Tina Turner (1986)
Regravação: Ace of Base (1994) 
A canção foi composta por Diane Warren e Albert Hammond e gravada por Tina Turner. Warren, no entanto, ficou desapontada quando sua composição foi usada como reles lado B do compacto Typical Male, sem nem sequer entrar no álbum Break Every Rule, lançado por Tina Turner naquele ano. Apesar de regravada depois por vários artistas, nenhum obteve o sucesso que os suecos do Ace of Base conseguiram com a versão de 1994 de Don't Turn Around, que se tornou um dos maiores hits do grupo.



2 comentários:

  1. A Hélida tinha todos os LPs da Cindy Lauper, eu adorava!
    Lembro como se fosse hoje.

    ResponderExcluir
  2. Lembro muito bem, Vinícius! Ela ouvia sem parar! Graças a ela, fiquei conhecendo mais detalhadamente a discografia da Cyndi. Daqueles álbuns, tenho 2 CDs: o "She's So Unusual" e o "True Colors".

    ResponderExcluir