22 maio 2014

De dar água na boca. Ou não.


Quando a americana Jean Nidetch começou a reunir em casa algumas amigas para discutirem como perder peso, não imaginou que se tornaria referência mundial no assunto. Era o começo dos anos 60 e todas já haviam tentado várias dietas, sem sucesso.

Assim surgiram as primeiras reuniões do Weight Watchers, lideradas pela própria Jean. Hoje esse grupo se estende a milhões de homens e mulheres no mundo todo, que se encontram semanalmente com o objetivo de emagrecer. O Vigilantes do Peso se tornou símbolo de emagrecimento saudável e qualidade de vida nos quatro cantos do planeta.

Mas no começo dos anos 70, o Weight Watchers lançou nos EUA uma série de cartões com receitas consideradas saudáveis. As fotos das comidas - altamente kitsch - ficaram famosas pela aparência exótica e muitas vezes bizarra. (In)felizmente, para o Weight Watchers hoje em dia, a ideia de receitas de dieta é algo bem menos assustador. 


A diversão de olhar as fotos dessas receitas e seus respectivos nomes não tem preço. Há alguns anos, enquanto ajudava a limpar o porão da casa de seus pais, a escritora e colunista americana Wendy McClure descobriu um tesouro: a coleção intacta e conservada dos cartões de receita do Weight Watchers, de 1974. Wendy teve a maravilhosa ideia de juntar esses infames cartões em um livro de-li-ci-o-so, The Amazing Mackerel Pudding Plan - Classic Diet Recipe Cards from the 1970s (Riverhead Trade, 2006). 


Não se trata de um livro de receitas e sim de humor. Wendy apresenta os cartões com os nomes e fotografias das comidas, seguidos por seus comentários irônicos, engraçados e irresistivelmente ácidos. São 128 páginas de puro deleite kitsch e bizarro. Separei algumas das minhas favoritas. Se o inglês não for um problema, as fotos seguidas pelos comentários de Wendy serão um deleite, ainda que não abram o apetite.

(Clique nas fotos para ampliá-las)







Nenhum comentário:

Postar um comentário