26 maio 2014

As glórias de 'Gloria'


Umberto Tozzi é um nome conhecido no mundo da música europeia, pelo menos para quem já passou dos 30. Vendeu mais de 45 milhões de álbuns e é um dos cantores/compositores italianos mais famosos de todo o mundo. (Mesmo para quem não o conhece de nome, a canção Ti amo, de 1977, é um de seus maiores sucessos, lembrado até hoje). Mas o que pouca gente sabe é que foi ele o autor do hit Gloria.


Apesar de composta e lançada em 1979 por Tozzi, a canção só ficou mundialmente famosa a partir de 1983, regravada por Laura Branigan (1957-2004) e utilizada em Flashdance - Em Ritmo de Embalo (embora não tenha entrado na trilha sonora oficial do filme).


Originalmente composta em italiano por Umberto Tozzi e Giancarlo Bigazzi e gravada pelo próprio Tozzi, a letra de Gloria era romântica e a canção fez sucesso na Europa. Chegou a ser regravada por outros artistas em várias línguas, entre elas tcheco, estoniano, sueco e francês. Mas nenhuma se compara ao sucesso da versão em inglês, gravada pela americana Laura Branigan em 1982.

A versão, escrita por Trevor Veitch (autor de alguns dos sucessos de Sheena Easton), virou hit internacional para Laura e vendeu mais de dois milhões de compactos só nos EUA. Antes de Laura, a canção já havia ganhado uma versão em inglês em 1979, lançada por Jonathan King, com letra também romântica.


Depois que a Atlantic Records engavetou o projeto do álbum que seria a estreia de Laura Branigan, o diretor da gravadora, Doug Morris, sugeriu que a cantora fizesse uma parceria com o produtor Jack White. E foi justamente ele quem sugeriu a ela gravar uma versão em inglês de Gloria. "Fiquei meio apreensiva, porque a música era muito suave e tinha uma sonoridade muito europeia", contou Laura, ao se lembrar de quando ouviu a versão de Tozzi. "Mas demos um toque americano, reescrevemos a letra e a canção decolou".


Gloria foi o carro-chefe do álbum de estreia de Laura, Branigan (1982). O remake de canção foi coproduzido por White e Greg Mathieson, que havia sido o arranjador e tecladista da versão original de Umberto Tozzi. Mathieson também foi tecladista no álbum da cantora.


Gloria é um caso típico de versão cover que fez mais sucesso que a original. Na Alemanha, por exemplo, a versão de Laura Branigan ficou em 1° lugar, enquanto a original italiana ficou em 2°.

Laura contou à revista People que ela e os produtores haviam tentado primeiro uma versão em inglês na pegada romântica da versão de Tozzi, chegando a mudar o título para Mario. Mas a tentativa não os convenceu. Laura acabou gravando uma versão em inglês de Gloria, mas reinventando a composição. Em vez de romântica, a letra se tornou uma "análise de personagem", nas palavras da cantora, "uma garota que corre mais rápido do que seus próprios passos conseguem". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário