22 janeiro 2014

Saudade dos filmes da semana na TV Programa

No começo dos anos 1990, o Jornal do Brasil trazia como suplemento a revista TV Programa, aos sábados, com toda a programação de TV da semana. Primeiro era apenas uma seção, que vinha na tradicional revista Domingo, do JB. Depois é que virou uma segunda revista, a TV Programa, e passou para sábado. Além de entrevistas e matérias sobre novelas, cinema, música e televisão em geral, a revista funcionava como um guia de programação para o telespectador. E era ótima.


Mas nada me marcou tanto nessa revista quanto as sinopses dos filmes da semana. Eram listados com dia, horário, uma pequena ficha técnica e o resumo. A maioria dessas rápidas sinopses era cheia de ironia e humor, sempre brincando com o gênero dos filmes. Às vezes politicamente incorretas, com apenas cinco ou seis palavras as sinopses descreviam os filmes. E os gêneros não se limitavam a rótulos convencionais como apenas ‘drama’, ‘comédia’ ou ‘suspense’. Frequentemente uma frase ou palavra debochada é que definiam o gênero em questão.

Entre 1991 e 1994, eu costumava recortar várias dessas sinopses e colar todas num caderno, que funcionava como minha espécie de “guia particular de vídeo”. Esses textos curtos e bem humorados eram feitos por David França Mendes e Karla Cavalcanti (se houver algum outro desse período, por favor, me avisem).

Minha ideia aqui é reproduzir algumas dessas sinopses impagáveis, que tanto me divertiram e inspiraram durante minha adolescência, período em que eu era um compulsivo gravador de filmes da TV.

É uma pena que essa ideia do “guia de TV” esteja ultrapassada. Os canais pagos já trazem a sinopse dos filmes no próprio menu da tela. E para os filmes da TV aberta, os jornais mal trazem a programação do dia.

Se algum saudosista também se lembra das divertidas sinopses de David França Mendes ou Karla Cavalcanti para o guia de TV do Jornal do Brasil, aproveite para matar a saudade de algumas delas no próximo post.



Nenhum comentário:

Postar um comentário