14 março 2012

O sucesso musical pertinho de Elizângela


"Menina, eu tinha 21 anos ali! Faz muito tempo, cara". Foi o que disse a atriz Elizângela sobre o clipe da canção Pertinho de Você, em uma entrevista para o jornal Estadão em novembro de 2008, exatamente 30 anos após o lançamento da música.

Muita gente não sabe, mas a atriz, que começou muito cedo, foi responsável por uma façanha ímpar na indústria fonográfica brasileira no final dos anos 1970: vendeu mais de 1 milhão de cópias do compacto simples Pertinho de Você, composição de Hugo Bellard. Vale lembrar que, naquela época, quem conseguia vender 100 mil discos já podia se considerar um felizardo. Imagine 1 milhão!


Pertinho de Você, lançado pela RCA, foi o compacto mais vendido de 1978 no país, ficou entre as mais tocadas por 54 semanas no Brasil e é recordista de audiência no ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).

O feito de Elizângela nunca foi superado e nem será, pois os compactos saíram de linha há décadas no Brasil, quando o CD invadiu o mercado e o vinil virou peça de museu. O mais engraçado é que nessa história de sucesso musical nada foi planejado.


Na verdade, tudo começou de brincadeira. Elizângela e seu então marido estavam na casa do produtor musical Hugo Bellard, no Rio de Janeiro, quando brincou sobre gravar um disco. Algumas semanas depois, Hugo compôs duas músicas para a atriz. Entre elas estava Pertinho de Você. O que nenhum dos dois sequer imaginava é que ali nascia o disco mais vendido no Brasil. A canção ganhou até clipe no Fantástico.

Hugo resolveu apostar na fita e a levou nas principais gravadoras. Ninguém acreditou no produto e todos recusaram o disco. Quando Elizângela e Hugo já haviam esquecido da gravação, o diretor da RCA ligou para Hugo perguntando pela fita. A canção foi lançada, mas sem nenhuma pretensão. Fortemente influenciada pela disco music americana (em especial a cantora Tina Charles), em poucos dias a música de Elizângela vendia cerca de 20 mil discos por semana em todo Brasil. Em 5 meses já passava de 500 mil. E em um ano ultrapassava 1 milhão.  

Elizângela chegou a gravar outro sucesso no ano seguinte, Esperando Você, lançado em 1979. Após o sucesso, a atriz sofreu pressão da indústria fonográfica e resolveu desistir do mundo da música. Dessa forma, sem poder dividir o sucesso das novelas com os sucessos dos discos, acabou por encerrar prematuramente sua carreira de cantora. Mas o carisma e simpatia como atriz continuam inabaláveis até hoje. Sua galeria de personagens marcantes e divertidas nas novelas é imensa. Entre muitas, destacam-se a mimada Patrícia de Locomotivas (1977), a dissimulada Mariúcha de Jogo da Vida (1981), a obsessiva Marilda de Roque Santeiro (1985), a extravagante Rosemary de Pedra Sobre Pedra (1992), a fogosa Magnólia de Por Amor (1997), a chantagista Djenane de Senhora do Destino (2004), a cafetina Cilene de A Favorita, a divertida Nicole do remake de Ti Ti Ti (2010) e, atualmente, a Íntima de Aquele Beijo, cuja eterna vocação é ser 'mãe de miss'.


5 comentários:

  1. A Elizângela tá uma graça nessas fotos e hoje arrasando em Aquele Beijo. Quando ela dá alguma entrevista pra TV minha mãe sempre fala sobre o quanto ela era linda e fazia o maior sucesso como cantora ;)

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Pois é, hoje é bolsonarista e negacionista (redundância). Uma lástima de tanta decepção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não acho! Sabiamente seguindo o seu caráter, escolheu o lado óbvio.

      Excluir
    2. rapaz pior que ser Bolsonarista é ser Lulo petista. O Lula comete a maioria das pataquadas do Bolsonaro. A diferença que por ele ser de esquerda a galera passa um pano. Independente dela ser eleitora do Bolsonaro ou não, isso não é parametro para julgar o carater de ninguém se fosse poderiamos tachar todos os eleitores do Lules como corrupto...Tipoo teu comentário não tem pé e nem cabeça e é totalmente desrespeitoso com ela que pode ter todos os defeitos, porém nunca roubou dinheiro publico.

      Excluir
    3. O que tem a ver o fato dela ser bolsonarista? VCs por serem petistas medem todos com a regua moral de vcs. Ela pode ter varios defeitos como todos nós temos, porém ela jamais poderá ser acusada de corrupta como um certo politicos de vcs de estimação.

      Excluir